SDumont

Supercomputador Santos Dumont

UFMT e CMDCA realizaram oficina de elaboração de projetos sociais

No dia 30/10/2023, foi realizada no Instituto de Computação da UFMT, Campus Cuiabá, uma Oficina de Treinamento em Projetos destinada a capacitar as OSCs registradas no CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) de Cuiabá.

Os professores Alexandre Faria (Faculdade de Economia) e Vanice Cunha (Instituto de Computação) foram os instrutores, que abordaram conceitos básicos de gestão de projetos e analisaram elementos fundamentais do Edital de Chamamento Público n.º 001/2023/CMDCA (Edital de Chancela).

Participaram 36 representantes de 22 OSCs registradas no CMDCA, além de membros do CMDCA e da SADHPD (Secretaria Municipal de Assistência Social Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência de Cuiabá).

A Professora Vanice Cunha apresentou aos participantes o site do projeto de extensão que formaliza a cooperação entre a UFMT e o CMDCA, demonstrando o formulário constante no anexo V do edital de chancela. Além disso, foi divulgada a conta oficial do projeto no Instagram, que surgiu a partir da necessidade de publicização de informações sobre o funcionamento do Conselho.

O Professor Alexandre informou aos participantes que o projeto de extensão em cooperação com o CMDCA tem três objetivos principais:

1) Ampliar os recursos do FMDCA (Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) a partir de campanhas publicitárias e esclarecimento, que possibilitem maior adesão de contribuintes na destinação de parcela do imposto de renda da pessoa física e jurídica;

2) Sugerir ações de aperfeiçoamento da gestão do CMDCA para elevar a eficiência, eficácia e efetividade das ações institucionais;

3) Capacitar e orientar as OSCs na elaboração, execução, controle e prestação de contas de projetos sociais.

Durante a oficina, foi possível para os participantes o esclarecimento de muitas dúvidas sobre o Edital de Chancela, já que além dos professores, também estavam presentes alguns representantes do CMDCA, como a presidente Cristiane Almeida da Silva e o assessor jurídico Jean Carlos Palma de Arruda, que prontamente auxiliaram na compreensão de questões específicas que surgiram durante o evento.

A Oficina de Treinamento em Projetos foi apenas a primeira ação proposta quanto ao objetivo de capacitar as OSCs. Esperam-se muitas outras ações no período de execução do projeto, que se estenderá até junho/2025.

Confira algumas fotos abaixo:

Formulário Proposta de Chancela

Informe o CNPJ da OSC para acessar o gerador.