SDumont

Supercomputador Santos Dumont

UFMT apresenta projetos de extensão às Secretarias de Governo e de Planejamento de Cuiabá

Na manhã de 09/11/2023, a Professora Vanice Cunha (Instituto de Computação) e o Professor Alexandre Faria (Faculdade de Economia) apresentaram à Prefeitura de Cuiabá os projetos de extensão executados em cooperação com o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) de Cuiabá. A reunião ocorreu no gabinete da Secretaria Municipal de Governo de Cuiabá, no Palácio Alencastro.
Estiveram presentes na reunião o Secretário Municipal de Governo Sr. Wilton Coelho, o Secretário de Planejamento Sr. Eder Galiciani, o Diretor de Planejamento Sr. Oseas Machado, a Presidente do CMDCA Sra. Cristiane Almeida, o Assessor Jurídico do CMDCA Sr. Jean Carlos Palma de Arruda, a Sra. Isabela Curvo Mello Carlini representando a Secretária Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência Sra. Hellen Janayna Ferreira de Jesus e o Contador Público Municipal Sr. Douglian Neves da Silva.

O Professor Alexandre apresentou detalhes do projeto, principalmente demonstrando que a cooperação técnico-científica é gratuita ao CMDCA e que a equipe de extensão está buscando alcançar a elevação da arrecadação do FMDCA (Fundo Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente), aperfeiçoar os processos de trabalho do CMDCA e por fim capacitar as OSC na elaboração, execução e prestação de contas dos projetos financiados pelo FMDCA.

A Professora Vanice apresentou possibilidades de soluções baseadas em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) que podem impactar na gestão do ecossistema do CMDCA, principalmente a página web já desenvolvida, as interações nas redes sociais e o potencial de desenvolvimento de um sistema de informação que permita todos os registros de um processo de financiamento público de projetos sociais, desde o cadastramento das OSC até a entrega dos resultados.
A Sra. Cristiane e o Sr. Jean Palma esclareceram questões sobre o edital de chancela que está aberto e comentaram os ganhos que a cooperação poderá impactar na gestão do CMDCA.

O Sr. Oseas Machado pontuou questões sobre a declaração de imposto de renda para doação ao FMDCA e sobre a validação do Anexo V do edital de chancela, considerando que o formulário de proposta de projeto social está disponível na página web do projeto de extensão da UFMT.
O Sr. Wilton Coelho e o Sr. Eder Galiciani parabenizaram o CMDCA e a UFMT pela cooperação que poderá gerar inovações e melhorias de atendimento à população infantil e juvenil de Cuiabá.

Formulário Proposta de Chancela

Informe o CNPJ da OSC para acessar o gerador.