SDumont

Supercomputador Santos Dumont

Capacitação fortalece atuação do CMDCA na garantia dos direitos de crianças e adolescentes

No último dia 07/02/2024, pela manhã, o Centro de Formação da Escola Cuiabana foi palco de uma importante iniciativa: a Capacitação das Conselheiras do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). O evento teve como objetivo principal imergir os participantes no universo do CMDCA, com o tema “Capacitar é fortalecer-se para cuidar e garantir direitos de crianças e adolescentes”.

Durante a capacitação, foram ministradas palestras que abordaram o Plano Municipal de Infância e Adolescência de Cuiabá 2021-2025 (PMIA). Esse plano, que se desdobra em cinco eixos, dezenove diretrizes e sessenta e cinco metas, tem como propósito fundamental direcionar as ações voltadas para esse público tão importante. Os eixos englobam desde o acesso à educação de qualidade até a promoção de vidas saudáveis, a proteção integral e o desenvolvimento social, além da gestão do Fundo para Infância e Adolescência (FIA) e o fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos.

Além das palestras, foram realizadas oficinas práticas, focadas na elaboração do plano de ação e do plano de aplicação do conselho, proporcionando uma visão mais pragmática e direcionada para as ações futuras.

O evento contou com a participação não apenas das conselheiras, mas também de figuras-chave no cenário, como a Secretária Executiva Dejaine Parizotto, a Assessora Jurídica Cristiany Conceição, a Presidente do Conselho Cristiane Almeida e os professores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Professor Alexandre Faria da Faculdade de Economia e Professora Vanice Cunha do Instituto de Computação, além dos acadêmicos André Alves Ferreira de Sousa (Faculdade de Administração) e Vitor Guilherme Rodrigues (Faculdade de Engenharia). Essa diversidade de participantes enriqueceu ainda mais os debates e contribuiu para uma visão ampla e integrada das questões relacionadas aos direitos da infância e adolescência.

O sucesso dessa capacitação reflete o compromisso da sociedade cuiabana em fortalecer suas políticas voltadas para as crianças e adolescentes, garantindo-lhes um futuro mais promissor.

Formulário Proposta de Chancela

Informe o CNPJ da OSC para acessar o gerador.