Extensão da UFMT apoia projetos e ações do CMDCA

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) participa de projetos conjuntos com o  Conselho Municipal da Criança e do Adolescente que teve eleições no início do mês. A UFMT apoiou a realização das eleições e contagem de votos através de dois projetos de extensão.  Este é um órgão autônomo, encarregado de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, conforme estabelecido no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Coordenados pelos professores Vanice Canuto Cunha, do Instituto de Computação (IC), e Alexandre Magno de Melo Faria, da Faculdade de Economia (FE), os projetos são uma parceria com o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) e visam, respectivamente, implementar e aperfeiçoar o uso de recursos tecnológicos para aumentar a arrecadação do fundo para promoção de políticas públicas e o aperfeiçoamento processos de trabalho do órgão.

Por meio destes projetos, 30 conselheiros foram treinados no Sistema de Informação para a Infância e Adolescência – Conselho Tutelar (SIPIA-CT); 5 seções eleitorais foram montadas no IC para o dia da eleição e 15 discentes foram escolhidos para participar diretamente do processo de apuração no dia da eleição.

“Com o apoio dos projetos, conseguimos que a apuração acontecesse em ritmo acelerado, concluindo antes do horário previsto”, afirmou o professor Alexandre.

Além disso, os projetos visam ainda este ano disponibilizar uma página web sobre suas ações, com informações sobre o CMDCA e as ações de doação de imposto de renda para o Fundo do CMDCA de Cuiabá.