Projeto Cuiabá +Solidária da UFMT Avança com Desenvolvimento do SIGGIA em Parceria com o CMDCA

Na manhã de 30/11/2023, alguns integrantes do projeto de extensão Cuiabá +Solidária da UFMT se reuniram com a equipe administrativa do CMDCA de Cuiabá para avançar nas atividades previstas na cooperação técnica e científica. A Professora Vanice Cunha do Instituto de Computação – IC detalhou algumas ações da proposta de elaboração de um Sistema de Informação de Gerenciamento de Garantia dos Direitos da Infância e Adolescência (SIGGIA), que será desenvolvido pelo acadêmico em Sistemas de Informação-UFMT/IC Luiz Fernando de Jesus Rondon. O acadêmico realizará estágio no CMDCA de Cuiabá, sob supervisão da Presidente do conselho Cristiane Almeida e orientação da Professora Vanice Cunha. O Professor Alexandre Faria da Faculdade de Economia também realizará apoio na supervisão do desenvolvimento do Sistema.
A Secretária Executiva do conselho Dejaine Parizotto, a Assistente Administrativa Emanoelle Araújo de Moura Costa e Assessora Jurídica Cristiany Conceição do CMDCA esclareceram algumas etapas de processos de trabalho interno que poderão ser automatizados com o SIGGIA. O Professor Alexandre Faria aproveitou para reforçar a necessidade de ampliar as informações do CMDCA na página web do projeto, principalmente quanto à obrigatoriedade legal de compartilhar dados de interesse público.
O acadêmico de administração-UFMT André Alves Ferreira de Sousa também esteve presenta na reunião e, no âmbito do projeto, realizará o mapeamento dos processos de trabalho para facilitar a solução tecnológica pelo SIGGIA. Além disso, o acadêmico André Sousa está elaborando um portifólio com a estrutura, as funções de cada integrante, comissões temáticas e atividades administrativas do CMDCA. “Ficou claro que a evolução do mapeamento dos processos de trabalho e a digitalização de procedimentos, atualmente realizados de forma manual, analógica e desintegrada poderá tornar o CMDCA mais eficiente, eficaz e efetivo em cumprir seus objetivos legais” afirmou o professor Alexandre Faria.
“A integração das equipes e a motivação dos participantes do projeto sinalizam uma grande oportunidade de aperfeiçoamento e aprimoramento do CMDCA, com ganhos mútuos tanto para os extensionistas da UFMT, que aplicam o conhecimento técnico-científico apreendidos na universidade, quanto para a equipe do conselho que recepciona novas práticas e métodos de trabalho nas rotinas e procedimentos do CMDCA” afirmou a professora Vanice Cunha.